Somos a Full Overlander












A persona por trás da Full Overlander
Olá, me chamo Willians e faço expedições e acampamentos com minha família desde que nasci. Minha primeira grande expedição foi com um ano de idade quando meus pais me levaram de São Paulo até Tocantins (Goiás na época), visitar um amigo da família que tinha uma fazenda remota incrustada na selva – numa região que mesclava floresta amazônica e cerrado. Minha infância foi marcada pelos acampamentos que fazíamos no litoral de São Paulo e pelo convívio com a natureza do sítio dos meus avós, onde morei e cresci até os meus dezoito anos de idade.
Em busca de uma vida fora do lugar-comum, no início da vida adulta, me alistei na Força Aérea Brasileira (FAB) e lá servi por seis anos. Naquele ambiente consegui desenvolver minhas habilidades empíricas e adquiri muitas outras graças a formação militar e o convívio com pessoas de culturas e vivências de todo o Brasil.
Mais tarde, de forma natural e sem outras pretensões, dado meu grande entusiasmo com carros, resolvi desenvolver uma herança avô-paterna até então adormecida: a mecânica. Durante minha infância e adolescência convivi nesse ambiente de oficina despertando e aguçando ainda mais a criança curiosa que eu era. Gostava de desmontar tudo que tinha, desde bicicletas até televisões e videogames. Enfim, me formei em mecânica automotiva, sucedendo meu avô e pai como terceira geração de mecânicos na família, estimulando e aperfeiçoando mais uma habilidade. Junto com a mecânica uma outra vontade latente surgiu: o mundo off-road.
Com esse espírito aventureiro inato combinado com essa “nova” paixão não demorei muito para trocar meu carro usual por um utilitário 4×4. Enfatizo o “nova” porque tenho uma lembrança de quando tinha doze anos de idade e vi pela primeira vez uma pick-up L200: quando crescer quero ter esse carro.
Desta forma iniciei minha vivência no off-road, porém já com uma boa bagagem em aventuras e overland. E em pouco tempo, de forma intrépida, dominei as técnicas de preparação e condução de veículos 4×4. Evidentemente isso foi alcançado por meio de muitos estudos, cursos e até erros que me deram experiência suficiente para decidir lançar a Full Overlander e transformar algo que era só um estilo de vida no meu trabalho.