O que é overlanding?

These people travel in style

Overlanding descreve viagens de aventura autossuficientes para destinos remotos onde a jornada é o objetivo principal. Normalmente, mas não exclusivamente, são realizadas por meios de veículos off-road (desde bicicletas a caminhões), em que a principal forma de hospedagem é o acampamento; frequentemente durando longos períodos de tempo (meses a anos) e podem atravessar fronteiras internacionais. Enquanto a expedição é definida como uma viagem com um objetivo, o overlanding considera a viagem como o objetivo.

O overlanding tem a ver com exploração de culturas e paisagens remotas, mais do que com a conquista de obstáculos. Embora as estradas e trilhas que percorremos possam ser acidentadas ou tecnicamente desafiadoras, elas são o meio para atingir um fim, não o objetivo em si. O objetivo é ver e aprender sobre o nosso mundo, quer se trate de uma viagem de fim de semana a 100 km de casa ou de uma expedição de 10.000 km através de outro país. O veículo e os equipamentos podem ser simples ou extravagantes – eles também são simplesmente meios para um fim. História, vida selvagem, cultura, paisagem, autossuficiência – estas são as recompensas do overlanding.

Um pouco de História

Historicamente, “overlanding” é um termo australiano para designar o transporte de gado por distâncias muito longas para explorar novas terras.

O overlanding em sua forma mais moderna, com o uso de transporte mecanizado, começou em meados do século passado com o advento dos caminhões com tração nas quatro rodas disponíveis no mercado ( Mercedes-Benz G-Class , Unimog , Jeeps e Land Rovers ). No entanto, houve alguns pioneiros anteriores viajando em veículos notavelmente sem sofisticação e tecnologia.

Com muitos grupos partindo da Europa para destinos remotos na África, com a intenção de ajudar esses viajantes, a Automobile Association of South Africa publicou um guia intitulado Trans-African Highways, A Route Book of the Main Trunk Roads in Africa . Sua primeira edição apareceu em 1949 e incluía orientações sobre a escolha de veículo, melhor hora de partida, suprimentos de gasolina, água, provisões, equipamentos, regras de trânsito, funcionários do governo e hospedagens. O tom sério deste livro dá algumas pistas sobre a magnitude de tal viagem, e foi a partir desses primórdios que o overlanding se desenvolveu na Europa e na África.

Overlanding moderno

O overlanding cresceu bastante nas últimas décadas e está se tornando cada vez mais popular, em grande parte influenciado pela famosa competição Camel Trophy realizada entre 1980 a 2000 com rotas cruzando terrenos extremamente difíceis. Atualmente, é bastante comum que grupos de overlanders organizem encontros e viagens juntos. Com o advento da Internet, é muito mais fácil encontrar informações para esses viagens em terras remotas e existem vários fóruns na Internet onde os viajantes podem trocar informações e dicas, bem como coordenar o planejamento das viagens. Embora sejam produzidos comercialmente alguns veículos com capacidade para overland, muitos viajantes consideram a preparação de seu veículo uma parte fundamental da experiência.

Fontes:

https://en.wikipedia.org/wiki/Overlanding

http://wikioverland.org/Overland_Frequently_Asked_Questions

https://overlandjournal.com/pages/what-is-overlanding

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima